Assim como ocorre no processo de execução da laje do primeiro pavimento, a laje do segundo envolve vários aspectos simultâneos e peculiares que devem ser observados durante o trabalho, desde a montagem até a concretagem.

As diferenças de meio, opções de sistemas e materiais de cada pavimento e até mesmo sua relação de altura ao solo, influencia no trabalho de montagem.

A gestão do processo antes, durante e depois deve ser pensado a fim de alcançar a melhor dinâmica de trabalho para gerar fluidez e alcançar os resultados esperados desde a etapa de projeto.

Para que este post não fique muito parecido com o que trata da laje do primeiro pavimento, uma abordagem um pouco diferente será adotada, com informações novas, focando no que há de diferente no processo para a laje do segundo pavimento. Assim, os textos etapas da obra #12 e #13 podem ser consultados e complementados com este.

No segundo pavimento, a opção de laje também foi a pré moldada com enchimento de EPS (isopor). Contudo, várias peculiaridades diferenciam o planejamento e a montagem da laje do primeiro para a laje do segundo (a de cobertura), mesmo que estas sejam sobrepostas: não exite vão para a escada, existem vigas invertidas previstas no projeto, existem paredes de divisão nos quartos, existe corredor, as orientações das vigotas da laje de cada ambiente tem uma orientação diferente da usada no laje inferior, as instalações elétricas e hidrossanitárias tem relação de interação diferente, a laje será montada num pavimento mais longe do solo (influencia da logística de montagem e circulação), dentre vários outros pormenores que devem ser previstos e muito bem observados para garantir um serviço eficiente e eficaz.

WP_20150902_006
Formas de contenção da laje.

Obs: Por mais que esteja sendo apresentada a laje do segundo pavimento como um sistema único, tecnicamente, cada ambiente possui uma laje com orientação e dimensões calculadas separadamente, mesmo que estas, juntas, formem a laje do pavimento. No cálculo do projeto estrutural, as lajes são separadas em L1, L2, L3… etc. e no caso das lajes pré moldadas, tem orientação das vigotas em função das dimensões do ambiente, sendo dispostas no sentido que oferecem maior resistência (geralmente transversal ao maior comprimento).

Todos estes detalhes e peculiaridades expostas, reforçam mais uma vez a importância de um planejamento completo, com o maior número de informações possíveis para melhor orientar a execução e evitar decisões erradas, imprecisas ou mesmo perigosas. Erros nãos são vantajosos nem desejados. Por isso, além do projeto arquitetônico, os projetos complementares (estrutural, hidrossanitário e elétrico, no caso), são extremamente válidos para assegurar as melhores decisões, otimizar o processo e ainda economizar com segurança.

WP_20150820_009 ct
Estocagem organizada de material durante montagem da laje.

Decisões prévias facilitaram toda a execução do segundo pavimento e isso refletiu na fluidez do processo todo de execução dele, o que inclui a laje. A escada, por ter sido executada juntamente com a laje do primeiro pavimento (é comum não ser), facilitou a mobilidade na obra e o transporte de materiais. Os próprios elementos da laje puderam ser estocados e/ou diretamente montados em seu local de destino. Parece um detalhe pouco importante, mas o tempo gasto para ir de um pavimento ao outro por escadas complementares, de madeira, por exemplo, é algo significativo.

Escadas pré moldadas como de metal ou mesmo de concreto, nem sempre são instaladas durante a execução de uma laje, são apoiadas nela e noutros elementos, então esta já precisa estar pronta na maioria dos casos. As pré moldadas geram muita agilidade e facilidade de instalação, mas precisam de um planejamento inteligente de montagem para trazer a vantagem esperada sem causar problemas inesperados (ser danificada durante a obra e afins).

Dentre as peculiaridades do segundo pavimento, foi citada a existência de vigas invertidas, estas influenciam na montagem, da laje, uma vez que necessita de formas e escoramento diferenciado.

WP_20150902_008
Escoramento da laje e da forma da viga invertida.

Outro ponto importante é que a existência das paredes altera a forma de trabalhar e de dispor os escoramentos.

WP_20150902_012
Escoramento da laje.

A montagem da laje em si, o trabalho se deu da seguinte forma: foram dispostas as vigotas, juntamente com os enchimentos de isopor dentro dos limites das formas de contenção (do concreto), disposta e amarrada a armação prevista e então foram posicionadas e amarradas as instalações elétricas e hidrossanitárias em questão (para não sair do lugar). Montada a laje a concretagem pôde ser iniciada.

WP_20150902_017
Posicionamento e amarração dos elementos da laje (armação) sobre a caixa de escada.

Obs: no segundo pavimento, os elementos de iluminação são dispostos diretamente na laje (embutidos), bem como os de elétrica referente à iluminação. No primeiro, por haver rebaixamento previsto, não há caixas de iluminação embutidas na laje.

WP_20150902_007
Elemento embutido na laje: caixa de iluminação.

O concreto foi dosado em central, com resistência prevista em projeto e bombeado para preenchimento da laje. O processo é o mesmo descrito com detalhes no texto etapas da obra #13, que pode ser consultado aqui. Este, foi supervisionado pelo mestre de obras responsável pela empreitada, que garantiu que os elementos se mantivessem em seu lugar e viessem a cumprir o papel previsto em projeto.

WP_20150902_019
Concretagem da laje por bombeamento de concreto dosado em central. Ao fundo: Viga invertida.

Por ser na cobertura do segundo pavimento e a escada não seguir mais um nível, o acesso para a concretagem foi feito através de andaimes.

WP_20150902_013
Andaime para acesso à cobertura da laje.

Gostou do post? Agregou valor? Deixe suas consideração ou dúvidas e compartilhe com quem tem interesse pelo assunto também!

Aproveite para seguir o blog e cadastrar seu email na lista vip. Basta clicar em follow e inserir seu email!

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Advertisements