Este projeto elaborado em parceria com a arquiteta Letícia Almeida, foi destinado à reforma do banheiro da suíte do cliente com o intuito de deixar o ambiente com características mais interessantes ao mesmo, uma vez que antes se tratava apenas de um banheiro branco, neutro, com hidromassagem e bancada de granito entregue pela construtora, com poucas características que possibilitassem identificação e conforto do ponto de vista do proprietário.
Linhas, cores e design que propusessem características mais masculinas, contemporâneas e sofisticadas, sem deixar de ter um toque de leveza, conforto e suavidade, foram o escopo da demanda e consequentemente, a linha de trabalho.
Para alcançar o objetivo, a proposta apresentada trabalhou então com linhas retas e contemporâneas, contraste entre claro e escuro, iluminação de destaque e uma mistura de materiais frios e sofisticados com materiais rústicos e de referência confortável, como o mix de pastilhas de vidro em tons de cinza e preto (possuem brilho), a madeira da bancada e o concreto no piso (porcelanato fosco com acabamento de cimento queimado), que trouxe suave neutralidade ao mesmo (o piso), deixando o destaque para as pastilhas e demais materiais, sem deixar de complementar a paleta do ambiente.
Obs: como foi proposta uma bancada de mdf revestido com lâmina de madeira, foi utilizado um mdf mais resistente à umidade e a lâmina de madeira foi impermeabilizada, para dar mais durabilidade ao produto que poderia ter contato frequente com a umidade. Uma alternativa para manter o acabamento do material, seria apoiar um vidro incolor entre a bancada e as louças ou utilizar madeira maciça.
As louças e os metais de linhas retas e sofisticadas, com detalhes que trazem destaque desde o próprio design, como o chuveiro punto, de embutir, com iluminação própria, ou a bacia sanitária link, ou ainda a bancada com duas cubas retangulares com metais da linha quadratta, da deca, tiveram papel fundamental para compor o ambiente. A suavidade das linhas foi complementar aos materiais utilizados, deixando que todos os elementos pudessem oferecer suas características singulares e, ao mesmo tempo, trabalhar de forma conjunta e harmoniosa, proporcionando os devidos destaques para alcançar o objetivo pretendido.
Na janela, uma cortina romana foi proposta para controlar a iluminação externa, exposição e dar um toque extra de referência confortável. A janela existente não poderia ser alterada em nenhuma circunstância.
Por fim, a iluminação teve o papel de unir todos os elementos e materiais, possibilitando que cada um tivesse o destaque e o contraste de interesse.
A distribuição espacial do ambiente foi mantida. O espaço de circulação e o posicionamento dos pontos hidrossanitários, eram favoráveis às mudanças de interesse. O maior objetivo era dar identidade e alcançar o conforto desejado pelo cliente. A planta do anteprojeto facilita a interpretação da distribuição mencionada.
Referências externas:
1 – http://www.punto.com.br/index.asp
2 – http://www.deca.com.br/
Gostou do post? Agregou valor? Deixe suas consideração ou dúvidas e compartilhe com quem tem interesse pelo assunto também!
Aproveite para seguir o blog e cadastrar seu email na lista vip. Basta clicar em follow e inserir seu email!