Tem sido bastante frisado ao longo dos posts sobre as etapas da obra, a simultaneidade de execução entre alguns elementos, envolvendo mais de uma equipe trabalhando ao mesmo tempo em algumas situações.

A equipe elétrica, hidrossanitária e de mão de obra bruta (pedreiros), eram equipes diferentes com contratos diferentes, de prestação de serviço por obra certa / empreitada. Situação bem eficiente em obras de pequeno porte, como as residenciais unifamiliares.

Por mais que a equipe de mão de obra se envolvesse nos serviços de elétrica e hidrossanitários, rebocando as paredes ou mesmo as quebrando de forma específica para instalação das tubulações, havia liberdade o suficiente para executar serviços simultâneos aos executados pelas demais equipes. Se isso não ocorresse, não faria sentido manter as equipes da forma que foram mantidas e nem seria uma situação vantajosa. Acabaria trazendo mais investimento do que retorno.

Como alternativa a manter as equipes independentes trabalhando, é possível contratar apenas o profissional específico (da área elétrica ou hidrossanitária como no caso) e colocar a equipe de mão de obra bruta para trabalhar em função deste serviço, trabalhando de forma sequencial ao invés de simultânea. Ou seja, certas etapas deveriam estar totalmente executadas antes do início da etapa seguinte. Situação bastante comum.

No caso, os serviços hidrossanitários puderam ser executados externamente e no segundo pavimento enquanto o primeiro pavimento era vedado pela alvenaria. Por isso, à medida que as instalações hidrossanitárias eram instaladas, os serviços seguiram normalmente, algo que era difícil abordar simultaneamente nos posts anteriores, já que a organização entre os assuntos de cada etapa é um objetivo.

Após a instalação das lajes, já foi iniciada a etapa de vedação no primeiro pavimento, que havia sido organizada para ser executada neste momento, dando dinâmica contínua ao processo construtivo. A estrutura reticulada executada com formas apoiadas por escoras ao invés de apoiadas sobre paredes, permitiu isso. Decisão tomada previamente com expectativa de retorno no tempo de execução.

WP_20150922_006
Marcação e elevação das paredes do primeiro pavimento.

O primeiro pavimento em questão é um andar mais amplo e com o conceito aberto, havendo poucas paredes internas e várias esquadrias com ampla abertura para as áreas externas, permitindo muita iluminação. Por isso foi uma etapa de rápida execução.

Em termos de ambientes, além das paredes externas, claro, foram executados um lavabo interno, uma despensa, a área de serviço e um lavabo externo. O espaço entre as paredes externas e estes mencionados, formaram os demais ambientes, sala ampla e cozinha. A área de lazer seria apenas coberta.

Com as instalações hidrossanitárias em andamento, as paredes seguiram as etapas de execução conforme descritas nos posts de alvenaria de vedação 1 e 2.

WP_20150930_012
Execução das vergas dos vãos.

Uma peculiaridade nesta situação em relação às portas para as áreas externas, é que os vãos eram de dimensões bastante consideráveis. Por isso, as vergas destas eram praticamente vigas auxiliares (não deixam de ser de fato), que foram estruturadas com treliças metálicas ou armação específica, amarrada in loco.

WP_20151002_011
Vista da sala, enfatizando os vãos, vergas e encunhamento.

Como a altura dos vãos era pouco acima do padrão, entre a contraverga e a viga da estrutura principal, ficou um espaço a ser preenchido com tijolos.

WP_20151002_012
Verga, vedação e encunhamento sobre vão de esquadria.

O encunhamento, que é o preenchimento do espaço entre a última fiada de tijolos e a estrutura acima (uma viga ou mesmo uma laje), fica bem evidente nas duas últimas imagens deste post.

A partir desta etapa, se inicia o revestimento das paredes. Inclusive, quando a alvenaria do primeiro pavimento começou a ser executada, o revestimento no segundo pavimento já havia sido iniciado. Este assunto será tratado no próximo post.


Gostou do post? Agregou valor? Deixe suas consideração ou dúvidas e compartilhe com quem tem interesse pelo assunto também!

Aproveite para seguir o blog e cadastrar seu email na lista vip. Basta clicar em follow e inserir seu email!

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Advertisements