No post #18 foram abordadas as instalações hidrossanitárias e suas ligações externas, com as redes públicas de esgoto, água pluvial e água fria.

Neste são apresentadas as ligações internas, posicionamento das caixas de passagem, encanamento de esgoto sanitário, instalações de água fria e afins.

Na obra de estudo em acompanhamento, após as instalações externas, as redes mencionadas acima começaram a ser instaladas.

Inicialmente foram colocadas as caixas e canos do esgoto sanitário nos banheiros e lavabos, bem como as instalações da área de serviço. As instalações deste tipo possuem maiores dimensões, no caso foram utilizados principalmente tubos de 100mm de diâmetro para os ramais principais onde geralmente está conectada a bacia sanitária e derivações de menor diâmetro para pias, ralos dos chuveiros, etc.

As dimensões específicas são previstas em norma e devem ser dimensionadas no projeto complementar destinado a estas instalações.

WP_20150930_009
Tubulação de esgoto

Existem algumas questões sobre as instalações que valem a pena ser observadas. Uma delas é a perfuração da laje durante o processo de instalação das tubulações citadas, principalmente as perpendiculares à laje (verticais).

É um processo possível e bastante comum, principalmente em obras de pequeno porte, então não há um erro de fato neste processo, contudo, esta perfuração deve ser feita com cuidado, seguindo instruções prévias de projeto e evitando ao máximo comprometimento da estrutura.

Não obstante, é possível posicionar e amarrar as tubulações antes da concretagem das estruturas e da laje. Nas vigas e pilares, estendendo às paredes é um pouco mais simples, mas não deixa de ser possível na laje.

No caso da obra em questão, como já foi mencionado, várias instalações elétricas e hidráulicas foram previamente posicionadas para racionalizar, dinamizar o processo e evitar problemas futuros. Por outro lado, dado o porte da obra, algumas tubulações também foram deixadas para ser instaladas apenas posteriormente, gerando intervenção na laje entre os pavimentos e cobertura.

Um exemplo é a tubulação de escoamento de águas pluviais, que desceu por alguns pontos dentro da casa ou na área de lazer (onde não atravessou laje de cobertura mas atravessou o piso)

Nos pontos em que a laje é perfurada para passagem de alguma tubulação a mesma é amarrada e posteriormente há uma nova concretagem ao redor do tubo, reconstituindo e preenchendo o espaço feito para a passagem deste.

 

WP_20151117_007
Instalações de esgoto, água fria e água quente

À medida que as instalações de esgoto vão sendo instaladas, bem como as de água pluvial que tenham alguma interferência na área interna da edificação, ou que não tenham sido posicionadas anteriormente, são instaladas as tubulações de água fria e quando houver, também as de água quente, como pode ser visto na imagem acima.

No caso das últimas mencionadas, no tipo de alvenaria escolhido é necessário quebrar o percurso destas, as instalar e depois preencher com concreto. Blocos de concreto, por exemplo, são uma alternativa que gera menos entulho e desperdício de material se comparados aos tijolos de barro cozido, contudo esta opção requer um projeto detalhado do posicionamento dos tijolos que seja compatibilizado com os projetos complementares para dar o retorno esperado em eficiência, economia e sustentabilidade.

Como os blocos de concreto são ocos é bastante prático passar as instalações verticais entre eles.

Note que cada tipo de instalação de água possui registro próprio. Estes e outros detalhes devem ser previstos em projeto. Isso gera economia, racionalização do processo e segurança.

Durante a execução das instalações hidrossanitárias, a alvenaria de vedação do primeiro pavimento teve sua execução iniciada e esta fará parte do próximo post.


Gostou do post? Agregou valor? Deixe suas consideração ou dúvidas e compartilhe com quem tem interesse pelo assunto também!

Aproveite para seguir o blog e cadastrar seu email na lista vip. Basta clicar em follow e inserir seu email!

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

 

 

 

Advertisements