Etapas da Obra #11 – Vigas do primeiro pavimento e desenforma

O processo de produção das vigas, se assemelha bastante ao dos pilares: as ferragens são amarradas e posicionadas, havendo o diferencial de ser sobre a base horizontal da forma das vigas (devido ao vão, obviamente), em seguida as tubulações existentes são posicionadas e amarradas, as laterais da forma são fechadas, há a concretagem e então um período de cura para depois desenformar.

Antes de continuar, curta o post e clique em cadastrar no final da publicação para incentivar a continuidade da produção de conteúdo. Se tiver alguma dúvida ou quiser sugerir algum tema, entre em contato.

No caso de estudo, como os pilares restantes ainda estavam curando, não foi contratado novamente um carpinteiro para execução das formas, uma vez que esta agilidade não seria aproveitada. Na verdade, este período de cura foi aproveitado para amarração da ferragem das vigas que foi intercalada com a execução das formas das mesmas (bem mais simples que as dos pilares), sua concretagem e cura.

wp_20150327_001
Amarração e posicionamento das ferragens das vigas.

Na prática, em construções deste porte, a cura mínima utilizada nas vigas antes de desenformar é mais longa que a dos pilares. A resistência adquirida ao longo do tempo pelo concreto é a mesma para os dois casos, mas o comportamento é diferente em cada caso, tornando o pilar mais estável em menos tempo (dependendo dos respectivos portes, claro). O mais comum é utilizarmos 7, 14 ou 21 dias dependendo do vão, do porte ou de como se deu o processo construtivo. Isso, partindo de uma desenforma parcial a uma desenforma total. Esse período é considerado a partir do ganho de resistência do concreto entre 7 e 21 dias: de 68 a mais de 94% da resistência total esperada, respectivamente, conforme esta referência que evidencia os resultados médios de ensaios.

Obs: consideramos o fck até 28 dias, que é quando o concreto chega a 99% de sua resistência esperada.

Se uma viga for de pequeno porte e foi executada diretamente por cima de uma parede, será normal encontrar casos onde ela é parcialmente desenformada com 7 dias em vãos pequenos, mas não será menos de 14 ou 21 dias se esta mesma viga estiver sobre um vão livre e escoras, que serão parcialmente removidas até os 21 dias. (para arcos e vigas maiores que 10m, por ex., utilizamos 28 dias, para alcançar 99% da resistência esperada).

Para agir precisamente, além de se planejar melhor, solicite o engenheiro calculista responsável um programa de desenforma das estruturas da obra.

No estudo de caso apresentado, foram utilizados intervalos de 14 e 21 dias.

wp_20150417_003
Execução intercalada das vigas.

Como a amarração das ferragens ocorreu dentro do tempo de cura dos pilares restantes, toda a ferragem estava disponível ao final deste período.

A estratégia adotada foi a de posicionamento de todas as ferragens das vigas, aliada ao reaproveitamento das formas com execução e concretagem intercalada.

Após todas as ferragens serem posicionadas, as formas foram montadas em volta das ferragens, as tubulações passadas e a concretagem se iniciou da porção frontal em direção a posterior (fundos), seguindo o tamanho das formas das vigas e dos vãos.

WP_20150417_007.jpg
Tubulações posicionadas dentre as ferragens das vigas.

As últimas vigas (da área de lazer), foram configuradas com medidas bem diferentes das demais (maiores), então necessitaram de formas próprias, reaproveitando apenas parte da madeira.

wp_20150428_006
Execução das últimas vigas e vista das ferragens das vigas da área de lazer.

Durante o processo, para ganhar tempo entre um momento e outro antes de começar a concretagem, se ergueu parte da parede da caixa de escada, que também foi aproveitada para execução da cinta desta mesma caixa de escada.

As vigas devem ser, preferencialmente, executadas de uma vez só. Caso as mesmas necessitem de emendas, estas devem ser executadas com ângulos de 45°.

wp_20150428_003
Notar emenda de viga à esquerda.

Referências externas:

http://www.tce.eng.br/utilidades/concreto/evolucao
NBR 6118:2014


Gostou das informações? Curta a publicação para incentivar a produção de conteúdo e clique em cadastrar logo abaixo para receber notificações sobre novas postagens.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Publicidade

3 comentários em “Etapas da Obra #11 – Vigas do primeiro pavimento e desenforma

  1. Boa tarde Gabriel Marinho,

    bom quero parabenizar você por tomar essa iniciativa com intuito de auxiliar aos demais com o seu conhecimento e experiências profissionais.

    Desejo muito sucesso e nunca desista de tomar novas iniciativas.

    Parabéns,

    Pedro Fontes

    1. Boa tarde Pedro Fontes!!
      Muito obrigado pelo comentário e por acompanhar o conteúdo!
      O retorno é sempre muito importante para saber se a direção está correta.
      Fico feliz que esteja agregando valor.
      Em breve virá o próximo post e conteúdos complementares, como as dicas para economizar.
      Um abraço, obrigado novamente e sucesso à você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: