Etapas da obra #8 – Fundações #3

Published by

on

Após a escavação das valas e concretagem tanto das sapatas quanto das bases das cintas (vigas baldrame), é o momento de executar de fato essas últimas.

O passo é moldar as formas e posicionar as ferragens, lembrando sempre de conferir alinhamento e nível. A outra opção é a contrária: posicionar as ferragens primeiro, amarrando-as às esperas dos pilares, executadas sobre cada sapata e depois executar as formas para preenchimento de concreto com o fck especificado em projeto. Opção adotada no caso apresentado.

wp_20150108_005
Ferragens posicionadas e amarradas às esperas dos pilares.

Mais uma vez foram utilizadas ferragens fornecidas montadas.

Como foram adquiridas durante a escavação das valas, juntamente com as ferragens das sapatas, representaram um ganho importante de tempo. Consequentemente, economia de mão de obra e recursos.

Note que esse tipo de opção é válida para execução simultânea de serviços. Caso não haja nada a ser feito em paralelo para ganhar tempo significativo, pode não ser a melhor opção. O importante é não gerar ociosidade no canteiro de obras.

Na etapa de execução dos pilares que aparecerá num post futuro, por exemplo, esta opção não foi adotada.

A utilização de espaçadores garante a espessura correta de recobrimento de concreto a envolver as ferragens, evitando deslocamento das mesmas e problemas estruturais oriundos da movimentação das ferragens dentro da forma durante a concretagem. Seja um problema de resistência ou de exposição da ferragem.

wp_20150116_010
Ferragens posicionadas e formas sendo preenchidas.

Garantir o fck especificado em projeto é um detalhe extremamente importante para garantir a resistência esperada do sistema estrutural.

Nota: Fck é a resistência característica do concreto à compressão. Cada mistura de cimento, areia e demais agregados, chamada de traço, corresponde a uma resistência final do mesmo.

Assim como no caso das sapatas, as formas foram moldadas apenas para parte das cintas, sendo revezadas à medida que a concretagem era executada e por etapas, havendo o cuidado de não influenciar na resistência das peças.

wp_20150122_001
Reutilização das formas da cintas.

Foram executadas seções inteiras de cada cinta para não haver interrupções nelas. Primeiramente as cintas do perímetro externo e logo em seguida as internas. Isso também gerou uma escala de secagem muito eficiente.

wp_20150129_002
Últimas formas sendo moldadas e preenchidas.

Observação: Ao longo o processo de execução da fundação foi utilizada uma betoneira para mistura do concreto. Bem como máquinas elétricas para corte e montagem das formas. Isso foi possível devido ao empréstimo de energia por um dos vizinhos até ser executado e ligado o padrão elétrico da obra. Caso não tenha boa relação com os vizinhos, pode executar tanto o padrão hidráulico quanto o elétrico previamente.

wp_20150102_011


Gostou do conteúdo?? Siga o blog para se manter atualizado e ser sempre um dos primeiros a saber das novidades!
Fique à vontade para deixar suas considerações e dúvidas. Você está em casa!

Coloque seu email abaixo para receber atualizações do blog em primeira mão

Deixe um comentário