Durante a execução de uma obra, vários itens de valor significativo circulam pelo canteiro de obras: materiais, ferramentas, máquinas, etc.. Por isso, o controle de acesso e segurança da mesma é de fundamental importância.

O fechamento promove o ambiente favorável para o trabalho das etapas seguintes da obra e evita o acesso de pessoas não autorizadas. Porém, sozinho não impede de fato que alguém de má índole entre e leve algo de valor. Então, associar o fechamento a alguma outra forma de segurança, independente do porte da obra, eleva as condições de segurança e controle numa obra. Barracão de obra com baús para ferramentas, vigias, containers, cachorros, dentre outras opções, podem deixar o responsável muito mais tranquilo ao fim de cada dia.

No caso de obras de pequeno porte, o container é uma opção bastante viável e com segurança significativa.

wp_20141027_006
Container para guardar materiais com segurança.

Quanto ao fechamento e seguindo as etapas de construção, o muro é geralmente executado com uma fundação rasa simplificada para apoio dos tijolos ou blocos e com pilares de apoio para dar estabilidade ao sistema (dependendo do sistema). A fundação pode ser simplesmente uma cinta executada diretamente numa vala rasa, blocos de concreto preenchidos de concreto, dentre outras opções.

wp_20141029_001
Fiada superior (de duas) de blocos de concreto preenchidos e assentados sobre base de pedra de mão.

No caso a opção foi de um muro mais duradouro, por isso o mesmo foi executado sobre uma base de pedras de mão, blocos de concreto preenchidos, uma cinta e pilares complementares.

wp_20141103_003
Execução do muro de fundos.

 

Construtivamente existem várias formas de fechamentos para as edificações. O mais comum em Minas Gerais nos ambientes urbanos é o muro nos limites laterais e de fundos, acompanhado de um gradil no limite frontal do terreno. Não obstante, também não é pouco comum muros frontais com portas e portões que não permitem a visibilidade.

Terrenos cercados e murados tem algumas características diferenciadas como: segurança em algumas localidades (salvo onde o padrão é terrenos não cercados, o qual promove a segurança pela visibilidade) , controle de acesso, vantagens legais como diminuição do valor do iptu incidente sobre o terreno vazio, dentre outros.

No caso de fechamentos de terrenos em obras, é comum usar o tapume para o fechamento frontal quanto aos limites com a rua. Executando o muro definitivo nos demais limites do terreno.


Alguma dúvida ou consideração? Deixe um comentário abaixo. Se gostou do post, lembre de seguir o blog.

Advertisements