Apartamento Ricardo e Yara – 2012
Neste apartamento a necessidade era de maximização de aproveitamento dos espaços. No quarto do casal, modernizar o armário e transformá-lo num closet aproveitando o armário embutido do quarto vizinho, no escritório, organizá-lo em forma de biblioteca com possibilidade de aproveitamento como quarto de hóspedes eventualmente.
Acima – Planta ilustrando ligação dos ambientes com closet já planejado (metade do espaço representava um armário para cada ambiente)
O “mini” closet conta com uma estrutura móvel que possibilita o acesso às demais partes do mesmo, como ilustrado nas imagens abaixo.
Apesar de ter o espaço interno total de aproveitamento dos dois armários reduzido para 3/4, a mudança possibilitou o surgimento de uma nova parede cega no escritório, que maximizou o espaço deste. Esta parede foi aproveitada com prateleiras e um sofá cama foi considerado perante a mesma, já que o interesse é que eventualmente este cômodo seja utilizado como quarto para hóspedes.
Ao final do processo, o aproveitamento total da área nos dois ambientes foi ampliado e a funcionalidade passou a ser mais adequada à realidade dos proprietários.
Acima – Perspectivas ilustrando a distribuição espacial dentro do ambiente vista de cima por dois ângulos diferentes.